O Futuro Entra em Casa

 

Diário de S.Paulo 30/11/1999

 

Morar em uma casa do futuro não é mais apenas privilégio da família Jetsons. É claro que ainda não é possível transformar uma simples pílula em um sanduíche ou percorrer o céu com carros espaciais como no desenho animado de Hanna Barbera. Mas alguns brasileiros já poderão abrir portas e janelas, ligar e desligar luzes e eletrodomésticos por meio de comandos de voz, telefones e controles remotos.

 

 0 que até pouco tempo, no Brasil, era considerado apenas uma utopia, começou a se transformar em realidade em 1989, quando o publicitário e analista de sistemas Fábio Teixeira, de 34 anos, resolveu fazer alguns experimentos. Após fazer os primeiros testes na casa onde mora, no bairro de Santana, Zona Norte de São Paulo, Fábio decidiu comprar um apartamento no Parque Cecap, em Guarulhos, na Grande São Paulo, para poder por em prática "um sonho que tinha desde a adolescência". "Eu queria montar uma casa totalmente controlada por computador e sistemas automatizados", lembra Fábio,que é fã ardoroso de filmes de ficção cientifica como Jornada nas Estrelas.

 

 Ele passou praticamente um ano enclausurado no apartamento, entre 1995 e 1996, para desenvolver a "casa do futuro, falante e controlada por voz", como denominou o seu projeto.

 

 A residência acabou despertando a atenção da mídia na época. 0 esforço não foi em vão: todas as luzes e eletrodomésticos da residência ligavam e desligavam após as ordens de Fábio serem reconhecidas pelo computador.

 

 Sensores de raio infravermelho controlavam alarmes de portas e janelas. "Mesmo fora de casa, eu conseguia fazer com que um aparelho ligasse apenas falando pelo telefone", conta Fábio, dono da SoFT4U. 0 mercado de automatizar"ao residencial ainda é uma novidade no País.

 

 

 

 Criatividade é essencial

 

 Conforto, segurança e comodidade. Essas são algumas das vantagens oferecidas por uma "casa do futuro". Segundo os entrevistados, tudo que é controlado em uma residência automatizada dependera da criatividade do cliente e também de quanto dinheiro ele quer gastar, já que o valor de uma casa inteligente pode ultrapassar o valor de R$100 mil. Veja abaixo o que pode ser feito em casa do futuro:

 

  • controlar a iluminação da casa, aumentando ou diminuindo sua intensidade por meio de comando de voz, controle remoto ou telefone;
  • acionar o sistema de ar condicionado por telefone para quando chegar em casa encontrar uma temperatura agradável;
  • ordenar por voz que uma cafeteira ou um liquidificador comece a funcionar. Ao chegar em casa, o usuário encontrará café e suco prontos;
  • matar ácaros por aquecimento, uma hora depois de ter se levantado de uma cama por controle remoto;
  • caso um ladrão entre na casa, uma mensagem pré-gravada será enviada para o telefone do dono, do vizinho ou até da própria Policia 0 sistema ambém fará com que todas as luzes da residência pisquem, afugentando o invasor;
  • aquecer a piscina ou hidromassagem por telefone;
  • com um sistema de câmeras, é possível observar por meio de um monitor se o filho esta dormindo tranqüilamente, se o leite que esta fervendo não vai derramar, enquanto se assiste um filme, e até conferir quem esta tocando a campainha.

 

 

Voltar

 

Criado por www.soft4u.com.br

ATENÇÃO:

Tela < 538 px

formato em teste

ATENÇÃO:

Tela < 377 px

formato em teste